Garotas jogam videogame?

Título estranho né? Mas essa pergunta é mais comum do que você imagina...
Ouço muitos machistas dizendo que garotas não jogam videogame, ou que somos burras demais pra jogar. 
Tudo isso é medo do nosso dom sobre os jogos? Somos melhores que vocês em diversos pontos, e muitas vezes até nós jogos (experiência própria, já ganhei do meu namorado no GH). Mas bem, além de comentar sobre garotas dentro dos jogos, decidi contar um pouco a história do videogame :
"Ao que parece, o físico William Higinbotham, integrante do projeto Manhattan, responsável pela produção da primeira bomba atômica, foi o criador do Videogame, em 1958, mas inconsciente da importância de sua obra-prima ele não se preocupou em patenteá-la, portanto não foi oficialmente considerado seu artífice.
No auge da Guerra Fria, ele elaborou um mecanismo que incrementasse o número de visitantes do Brookhaven National Laboratories, sediado em Nova York, pois o governo norte-americano tinha como intenção exibir seu potencial nuclear diante de seu povo. Desta forma ele produziu um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, batizando-o de Tennis Programming ou Tennis for Two, exposto em uma tela de 15 polegadas e projetado para ser processado em um computador analógico.
O recurso utilizado por William o surpreendeu, pois lhe garantiu um êxito sem igual; mas nem este surpreendente retorno foi suficiente para que ele decidisse patentear seu invento e comercializá-lo. Assim, ficou célebre apenas como um dos criadores da bomba atômica, e a lembrança de sua participação na criação dos videogames tornou-se quase nula.
Do primitivo videogame de Higinbotham, o game evoluiu da simulação de jogos convencionais, tais como os de damas e xadrez, para disputas e confrontos expositivos.
Em 1966, o engenheiro eletrônico Ralph Baer, alemão refugiado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, considerado hoje o pai dos consoles de games, vislumbrou a oportunidade de criar um equipamento que processasse jogos eletrônicos por meio de sua veiculação na televisão, com poucos recursos financeiros.
Isto ocorreu quando Baer trabalhava para a Sander Associates. Contando com a contribuição de seus amigos e companheiros de trabalho, o primeiro fruto de suas experiências foi o ‘chasing game’, elaborado em 1967, um rústico game de Ping Pong, no qual duas figuras no formato quadrado podiam ser manuseadas pelo competidor, e assim deslocadas ao longo da tela.
Seu inventor o patenteou logo em seguida e, um ano depois, expôs o primeiro modelo do videogame, designado de Brown Box, o qual consistia de disputas de futebol, vôlei e tiro. Portanto, não foi o modelo Atari o primeiro game a ser comercializado no mercado de videogames, mas sim este ancestral dos games.
A Magnavox, uma filial da Philips sediada na Holanda, imediatamente se dispôs a lançar para o público consumidor o primeiro console de videogame, intitulado Odyssey 100. Deste primeiro console aos Nintendos, PlayStations e Xbox de hoje, este filão produtivo converteu-se, em princípios do século XXI, em uma empresa extremamente rendosa, captando assim investimentos de monta, que lhe permitem competir com a esfera cinematográfica e até mesmo transcender seus lucros."
                 Texto by : Infoescola

Hoje em dia tem sido super normal chegar em quartos de garotas e ver playstations, xbox, nintendos, e outros consoles. Eu tenho um play2 em casa que divido com meu pai. Meus jogos favoritos? PES, NFS, GH, e GTA.
E, já que toquei em GTA, apenas um comentário extra: ESTOU COMPLETAMENTE LOUCA PARA JOGAR O GTA V

Conversando com meu pai, ele me contou sobre o atari 

um console muito antigo que, basicamente, era feito de um botão e um pino para mexer para os lados, colocado a fita, começavam a jogar aquele jogo de péssimos gráficos, mas que divertia a todos nesta época.
Já relembrando minha infância (que não foi a muito tempo), lembro-me bem que nós tínhamos um Nintendo 94

 com diversas fitas, e seu console (e joystick) roxo e branco, com gráficos bem melhorados em comparação ao atari, também eram jogos simples, onde começaram os famosos Donkey Kong, Morta Kombat, Super Mario World, entre outros. 
Hoje em dia jogo mais pelo play mesmo, e muito pouco pelo computador, mas não largo meus jogos de mão.
Bem, o post ficou por isso (é pequeno, pois um bug do meu chrome tá me atrapalhando de escrever, criando um aviso de erro na tela a cada letra que eu digito, e tá começando a me irritar).

Girls and boys me contem mais sobre os jogos que vocês gostam, e garotas: como se sentem com o machismo masculino em cima de nós, gamers?


0 comentários:

Postar um comentário